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Cuidar da Mente
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Entre as substâncias que mais são necessárias no organismo para desempenharmos as funções do dia a dia a Serotonina praticamente encabeça a lista. Ela faz parte dos neurotransmissores do cérebro, ou seja, ela faz a transmissão de dados entre neurônios.

Entre as substâncias que mais são necessárias no organismo para desempenharmos as funções do dia a dia a Serotonina praticamente encabeça a lista. Ela faz parte dos neurotransmissores do cérebro, ou seja, ela faz a transmissão de dados entre neurônios.

 

 

A comunicação entre os neurônios é importantíssima, pois é assim que podemos analisar o meio, além de conseguir dar as respostas imprescindíveis ao ambiente, como atos de sobrevivência, fuga, entre outras coisas.

As funções desse neurotransmissor estão além da comunicação entre os neurônios. Ritmo cardíaco, sono, apetite e regulação de certos hormônios fazem parte das funções dessa substância. Claro, não podemos deixar de falar do humor quando abordamos essa substância, afinal é normal lembrar-se de humor quando abordamos este neurotransmissor. Pois ele é fortemente influenciado pela concentração da mesma em nosso corpo.

Vários problemas são condicionados pela concentração, para mais ou para menos, dessa substância em nosso organismo, assim como cansaço, tristeza, ansiedade, depressão, enxaqueca, e até algumas doenças mentais mais problemáticas, como a esquizofrenia.

Alguns sintomas causados pela falta de Serotonina

A pouca concentração da serotonina causa um dos problemas que mais se tem ouvido falar ultimamente: a depressão. Entre os sintomas que tal doença provoca, enxaqueca e insônia, além de tristeza profunda, podem ser vistos durante os períodos críticos da depressão.

Como dissemos anteriormente, a serotonina está intimamente ligada a alguns hormônios importantes em nosso corpo e um deles é a melatonina. Como já falamos aqui em outro artigo, a melatonina é uma substância que regula o sono. Ela é produzida pelo nosso organismo através da diminuição de claridade, ou seja, a escuridão auxilia no aumento da concentração de melatonina em nosso sangue. Quando temos pouca serotonina fazendo as sinapses de nosso cérebro, consequentemente, a melatonina começa a ser produzida de maneira desregular, dando, assim, insônia ao indivíduo. Esse processo desencadeia uma grande piora na concentração de ambas as substâncias, pois a diminuição de noites bem dormidas diminui a produção de serotonina, enquanto a pouca serotonina diminui a produção de melatonina.

Para os praticantes de musculação, a falta dessa substância pode prejudicar direta ou indiratamente os ganhos de massa muscular, já explicamos em outro artigo a importância do sono no ganho de massa muscular.

Mas esse quadro, quando não está no ponto de uma depressão profunda, pode ser revertido de forma natural, sem medicamentos ou outros processos. Alguns alimentos e exercícios físicos auxiliam na manutenção da concentração das duas substâncias mencionadas acima. Vamos, então, conhecer alguns itens que melhoram nossa concentração de serotonina no organismo.

Alimentos que estimulam a serotonina

Os alimentos que auxiliam na regulação da serotonina no organismo possuem um aminoácido chamado de triptofano e é essencial para o corpo humano. Ele faz parte do código genético humano, por isso é tão indispensável. Esse aminoácido, juntamente com a vitamina B3, a niacina e o magnésio formam o neurotransmissor serotonina. Porém, consumidos sozinhos, quer dizer, sem outros compostos, não adiantam nada.

O verdadeiro benefício que o triptofano realiza no corpo é através da competição que ele acarreta entre aminoácidos, quando vários são consumidos juntos em um só alimento. Quando o corpo recebe uma descarga de grande quantidade de aminoácidos essenciais, a produção de hormônios e substâncias aumenta ou se regula.

 

 Dr. Fernando Weikamp

Psicanalista Clinico - Neuro-Psicanalista - Psicólogo

 

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